Chegamos ao meio da semana, quarta-feira, aquele dia que não faz parte nem do começo e muito menos do final, aquele que fica bem no meio! Normalmente, as quartas são odiadas pela grande maioria das pessoas, muitas vezes, ela é apelidada como o dia do tédio, ou então como o pesadelo da rotina, enfim, a pobre quarta-feira exerce um estranho poder sobre o intelecto de todos nós, quem nunca se viu dizendo "Ah eu não vejo a hora de chegar o final de semana" ou então, "o meu dia favorito da semana é sexta". Pois então vamos parar com essa estranha implicação, e o que você acham de tornar a nossa quarta-feira um dia mais agradável, por isso o post de hoje é especial. Uma receita tradicional portuguesa.
TORTINHAS PORTUGUESAS
12 tortinhas
Preparo: 25 minutos, mais o tempo para resfriar
Cozimento: 35 minutos
INGREDIENTES
1 colher de sopa de açúcar sabor baunilha
1/2 colher de chá de canela em pó
450 g de massa podre (receita no post torta clássica de limão do dia 27 de abril)
farinha para polvilhar
3 ovos
2 gemas
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de essência de baunilha
300 ml de creme de leite fresco
150 ml de leite
açúcar de confeiteiro para polvilhar
Misture o açúcar sabor baunilha coma canela. Corte a massa ao meio e abra 2 quadrados de 20 cm em uma superfície enfarinhada. Polvilhe um deles com a mistura de açúcar e coloque o outro quadrado por cima. Abra novamente a massa em uma retângulo de 40 cm x 30 cm e recorte 12 círculos de 10 cm usando um cortador ou uma tigelinha.
Pressione os círculos em 12 forminhas de empadas, no fundo e nas laterais, com firmeza. Espete o fundo com um garfo, cubra com papel alumínio e feijão crú e leve ao forno preaquecido a 190°C por 10 minutos. Retire o papel alumínio e o feijão e asse por mais 5 minutos. Reduza a temperatura para 160°C.
Bata os ovos, as gemas, o açúcar e a essência de baunilha. Aqueça o creme de leite e o leite até borbulhar nas beiradas e despeje sobre a mistura de ovo mexendo. Coe o creme em uma jarra e despeje-o sobre a massa, nas forminhas.
Leve ao forno por mais 20 minutos, até o creme firmar. Deixe as tortinhas esfriarem nas fôrmas. Desenforme e sirva polvilhadas com açúcar de confeiteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário