terça-feira, 21 de maio de 2013

Clafoutis de pêssego



Após este tempo de recesso aqui no blog, nós da Chantilly Confeitaria temos a alegria de voltarmos com as nossas publicações diárias. Pois é, o mês de maio passou muito rápido, mais alguns dias e já estaremos em junho, mas com essa incontrolável passagem do tempo, que tal usá-lo para a preparação de uma uma receita pouco conhecida para a maioria das pessoas, porém muito saborosa e delicada.

Mas antes de passar a receita, você conhecem a história do clafoutis?

O clafoutis é uma sobremesa de origem francesa, a receita original é composta por um cozido de cerejas pretas dispostas em uma travessa amanteigada e coberta por uma massa grossa. Depois de assada, deve-se polvilhar açúcar de confeiteiro e servi-la morna.

Apesar de inúmeras variações, o clafoutis é de origem da região de Limousin na França, o seu nome significa massa preenchida, que vem do verbo clafir, o qual significa preencher, ou seja, é uma receita onde a massa e o recheio são assados juntos, consistindo em uma sobremesa leve e rica em sabor. Acredita-se que o clafoutis se espalhou por toda a França durante o século XIX.


CLAFOUTIS DE PÊSSEGO


4 porções
Preparo: 15 minutos, mais o tempo de descanso
Cozimento: 25 minutos

INGREDIENTES
50 g de farinha de trigo
2 colheres de sopa de açúcar
raspas de 1/2 limão
40 g manteiga sem sal
1 ovo
1 gema
algumas gotas de essência de baunilha
150 ml de leite misturado com água
400 g de pêssego em calda escorrido
açúcar de confeiteiro para polvilhar


Peneire a farinha em uma tigela e junte o açúcar e as raspas de limão. Derreta 25 g de manteiga e despeje-as na farinha com o ovo, a gema e a baunilha. Adicione o leite com a água aos poucos até a mistura ficar homogênea. Deixe descansar no mínimo por 30 minutos.

Unte bem 4 fôrmas de metal de 200 ml com a manteiga restante. Corte os pêssegos em quartos e distribua-os nas fôrmas. Coloque as fôrmas em uma assadeira e leve ao forno preaquecido a 190°C por 5 minutos.

Despeje a massa rapidamente nas fôrmas para que ela entre em contato com a manteiga bem quente. Deixe assar por mais 20 minutos, até crescer e dourar. Polvilhe o açúcar de confeiteiro e sirma imediatamente, porque os clafoutis murcham à medida que esfriam.

Uma dica bem gostosa é servi-los acompanhados de bolas de sorvete de creme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário