Dia 4 de maio, estamos no outono, aquela época do ano bem gostosa, com manhãs e noites frias e tardes ensolaradas, uma estação onde muitas árvores, que já floresceram na primavera, agora dão os seus frutos. Uma delas, senão a mais importante, é a macieira.
Acreditamos que a maioria das pessoas goste deste suculento fruto, para muitas crianças é a fruta mais aceita e presente em sua alimentação diária. A maçã se encontra em inúmeras referências culturais, históricas e iconográficas, quem não se lembra da maça da Branca de Neve? Pois então, além de vermelha, suculenta e doce, a maçã apresenta muitos benefícios para o nosso organismo, ela ajuda a manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis, além de auxiliar no processo de emagrecimento, pois a pectina encontrada na casca, é capaz de dificultar a absorção das gorduras, da glicose e elimina o colesterol. O alto teor de potássio contido na polpa da maçã libera o sódio excedente, eliminando o excesso de água contida no corpo.
As maçãs tem sido cultivadas há milhares de anos na Ásia e Europa, tendo sido trazidas para a América do Norte pelos colonizadores europeus. É um fruto pomáceo da macieira, o qual cresce em pequenas árvores que florescem na primavera e produzem fruto no outono. A árvore é originaria da Ásia Ocidental, onde o seu ancestral ainda é encontrado atualmente.
O fruto tem estado presente na mitologia e religiões de muitas culturas, incluindo as tradições Nórdica, Grega e Cristã. Em 2010, o genoma da fruta foi descodificado, levando a uma nova compreensão no controle de doenças e na reprodução seletiva durante a produção da maçã.
Depois de algumas informações sobre a maçã, que tal uma receita tradicional, deliciosa e perfeita para um sábado de outono?
MAÇÃS ASSADAS COM RECHEIO CROCANTE
4 porções
Preparo: 15 minutos
Cozimento: 20-25 minutos
INGREDIENTES
4 maçãs cortadas ao meio e descaroçadas
75 g de uvas-passas
4 colheres de sopa de glicose de milho
6 colheres de sopa de suco de maçã ou água
50 g de farinha de trigo
50 g de flocos de aveia
50 g de açúcar mascavo
50 g de manteiga sem sal em cubos e em temperatura ambiente
2 colheres de sopa de sementes de girassol
2 colheres de sopa de sementes de gergelim
Disponha as metades de maçã com a parte cortada para cima em um refratário raso. Coloque as uvas-passas nas maças, pressionando-as na cavidade central. Regue com 2 colheres de sopa de glicose de milho e despeje suco de maçã ou água no fundo do refratário.
Coloque a farinha, a aveia, o açúcar e a manteiga em uma tigela e esfregue com as mãos até a mistura ficar semelhante a farelos de pão. Junte as sementes. Ponha por cima das metades de maça, fazendo montinhos. Regue com a glicose de milho restante.
Leve ao forno preaquecido a 180°C por 20-25 minutos, até o recheio crocante ficar dourado e as maçãs amolecerem. Sirva com sorvete de baunilha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário