quarta-feira, 1 de maio de 2013

Panna Cotta com alecrim




Finalmente o feriado chegou! Pena que tem que ser numa quarta, mas num dia ensolarado, sem compromissos na companhia de Nina Simone cantando Feeling Good, bateu aquela fominha e a vontade de comer um docinho, mas algo leve e refrescante. Por isso, que tal uma receita inusitada de Panna Cotta, mas antes de anotar os ingredientes, vocês sabem a origem desta sobremesa?

A panna cotta é um prato de origem italiana mas também muito difundida na Grécia. Este levíssimo pudim da região do Piemonte, tem em sua tradução, o significado "nata cozida", embora a verdadeira origem desta receita seja contestada. A principal versão é a que o doce teria sido inventado por uma descendente de húngaros no início do século XX, na sub-região piemontesa de Langhe - berço do Barolo e do Barbaresco, grandes vinhos enaltecidos por todo o mundo.

De qualquer forma existem outras versões da original deste prato e como sabemos é bastante difícil hoje em dia descobrir qual é a verdadeira.


PANNA COTTA COM ALECRIM


6 porções
Preparo: 15 minutos, mais a demolha e o tempo para gelar
Cozimento: 15 minutos

INGREDIENTES
3 colheres de sopa de água fria
1 envelope ou 3 colheres de chá de gelatina em pó
450 ml de creme de leite fresco
150 ml de leite fresco
4 colheres de sopa de mel grosso
2 colheres de chá de folhas frescas de alecrim bem picadas
2 colheres de chá de folhas de alecrim bem picadas

COMPOTA DE DAMASCO
200 g de damascos secos fatiados
300 ml de água
1 colher de sopa de mel
2 colheres de chá de folhas frescas de alecrim bem picadas

Para decorar raminhos de alecrim
açúcar para polvilhar

Coloque a água em um refratário pequeno. Salpique a gelatina sobre ela e incline o refratário para que a gelatina seja absorvida. Deixe de molho por 5 minutos.

Despeje o creme de leite em uma panela, acrescente o mel e ferva. Adicione a gelatina, tire a panela do fogo e mexa até dissolver bem. Junte o alecrim e deixe descansar por 20 minutos, mexendo de vez em quando. Distribua a mistura cremosa em 6 forminhas de metal de 150 ml, coando, se desejar. Deixe esfriar completamente e leve para gelar por 4-5 horas.

Ponha todos os ingredientes para a compota em uma panela, tampe e cozinhe por 10 minutos. Deixe esfriar.

Mergulhe as forminhas em água quente por 10 segundos, soltando as beiradas. Desenforme os pudins em pratos de sobremesa e espalhe a compota ao redor. Polvilhe levemente os raminhos de alecrim com açúcar e use-os para decorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário