Estamos em pleno outono, hoje véspera de feriado, quem não gosta de chegar em casa e saborear uma deliciosa sobremesa, que tal um crème brûlée? Vocês já se perguntaram de onde surgiu esta receita?
Franceses, espanhóis e ingleses disputam a origem do crème brûlée, mas a primeira referência histórica é francesa e se encontra no livro Nouveau royal et bourgeois de François Massialot, publicado em 1691. A receita era então à base de gemas de ovos e leite, com uma pitada de farinha. Depois de cozido, segundo o cozinheiro de Fillipe de Orlèans, é preciso adicionar bastante açúcar por cima do creme, além do açúcar já contido, e queimar o creme, de modo que adquira uma bela cor dourada.
Na Grã-Bretanha, existe uma referência, de 1879, ao Trinity Cream ou Cambridge burnt cream. No Trinity College, Cambridge, o símbolo da universidade era marcado, com um ferro quente, sobre o açúcar da cobertura.
Na Catalunha, a sobremesa é chamada de crema catalana e contem limão (ou laranja) e canela. Em Portugal, é mais conhecido como Leite Creme. Tal como o original, deve ser queimado com um ferro próprio ou com um maçarico, contudo também é apreciado sem a queimadura.
Seja o crème brûlée uma sobremesa, francesa, ou inglesa, ou espanhola, o importante é o delicado sabor cremoso que contrasta com o crocante adocicado da cobertura, os quais revelam ao paladar uma clássica sobremesa presente nos cardápios de restaurantes por todo o mundo. Mas o que vocês acham de uma variação desta clássica receita? Utilizando ingredientes frescos de muito sabor e uma bebida muito conhecida.
BRÛLÉE DE FRAMBOESAS COM ESPUMANTE
6 porções
Preparo: 20 minutos, mais o tempo para resfriar
Cozimento: 25 minutos
INGREDIENTES
250 g de framboesas frescas, mais algumas polvilhadas com açúcar de confeiteiro para decorar
6 gemas
150 g de açúcar
125 ml de espumante seco
125 ml de creme de leite fresco
3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
Divida as framboesas em 6 ramequins. Misture as gemas e o açúcar em uma tigela grande e coloque-a sobre uma panela com água fervente, sem deixar a tigela encostar na água. Bata as gemas e o açúcar até formar um creme leve e fofo. Junte aos poucos o espumante e o creme de leite. Bata por mais 20 minutos, até o creme engrossar e borbulhar.
Despeje o creme sobre as framboesas e deixe esfriar em temperatura ambiente por 1 hora. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e caramelize com maçarico (ou uma grelha quente). Sirva dentro de 20-30 minutos, decorado com framboesas polvilhadas com açúcar de confeiteiro.